Bequisa

A BEQUISA

A história da BEQUISA começou em 1949, como Casa Bernardo, empresa nacional que rapidamente se posicionou no mercado brasileiro, importando e distribuindo diversos produtos importantes para a economia na época.

A partir da década de 60, em função das perdas significativas no armazenamento de grãos provocadas por ataque de pragas, e impulsionada pela revolução verde que refletiu no crescimento do setor agrícola, a empresa voltou suas ações para este setor e iniciou atividades de importação de produtos para o segmento de Grãos Armazenados. Neste período, a empresa introduziu produtos como o Bromex®, à base de Brometo de Metila, e que também obteve sucesso nos métodos para o tratamento de solo.

Na década de 70 iniciou-se o desenvolvimento e produção local do Gastoxin® B57, um fumigante à base de Fosfeto de Alumínio altamente eficaz para o controle de pragas em grãos armazenados, que contribui para evitar perdas consideráveis da produção agrícola nacional e proporciona maior rentabilidade para o setor.

Na década de 80 a companhia iniciou a exportação de seus produtos formulados à base de Fosfeto de Alumínio para 56 países, em todos os continentes. Foi a primeira empresa brasileira a conquistar o registro de um agroquímico na EPA - Agência de Proteção ao Meio Ambiente, dos EUA. Nesta mesma década, a empresa foi premiada pelo Governo do Estado de SP na categoria "Originalidade de Tecnologia", em função de sua preocupação constante com o aperfeiçoamento tecnológico.

A partir da década de 90, baseada na melhoria contínua e focada na criação de produtos que não agredissem o meio ambiente, a empresa lançou o Insecto®, inseticida natural que possui em sua formulação a Terra Diatomácea. Durante este período, associando sua experiência no controle de pragas de solo e em grãos armazenados, assim como o conhecimento no mercado de química fina, a empresa passou a desenvolver produtos para atender diversos segmentos de mercado, como prestadores de serviços voltados para o controle de insetos e roedores focados no atendimento de saneamento básico de residências, indústrias, hospitais, saúde pública, entre outros, para controle de vetores.

Neste mesmo período a empresa passou a oferecer serviços de Assistência Toxicológica gratuita por 24 horas a seus clientes. Novas formas de apresentação do produto líder de mercado - Gastoxin® B57 - foram sendo desenvolvidas, assim como novos produtos, com moléculas diferenciadas e de alta eficácia.

A partir do ano 2000 dentre os principais acontecimentos temos: a mudança de nome para BEQUISA; a conquista da certificação da ISO 9001 reforçando a preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços; o prêmio "Globo Rural" em 2009, 2012 e 2014 classificando-se entre as 10 melhores empresas do setor de inseticidas e defensivos, e o prêmio "Exporta São Paulo" em 2010, que reconheceu o esforço e o mérito das empresas que expandiram suas vendas no exterior.

Devemos destacar a aquisição da BEQUISA em novembro de 2007 pelo grupo Degesch, de origem alemã, sendo que a partir deste momento os produtos da Degesch do Brasil passaram a ser distribuídos pela BEQUISA, dentre os quais estão Phostoxin® e Degesch-Fumicel®.

Inovações estão sendo lançadas no mercado tais como: Ratten-Rat® BP, raticida extrusado de tecnologia alemã, Bequirat® e Xerife, raticidas formulados à base de grãos integrais de alta palatabilidade, Blockmoll® para o controle de lesmas e caramujos, entre outros. Com o compromisso no desenvolvimento de novas formulações e tecnologias de aplicação a BEQUISA vem, de modo contínuo, direcionando seus esforços e investimentos para suas linhas de produtos: o core business do grupo, a linha Pós-Colheita e a linha Saúde Ambiental a qual possui sinergia com a linha principal.

Em 2015 ocorreu a última etapa do processo de fortalecimento da marca BEQUISA: a mudança de nossa razão social, que passa a ser BEQUISA INDÚSTRIA QUÍMICA DO BRASIL LTDA.

Nossa Missão

Oferecer as melhores soluções para os segmentos de tratamento de grãos armazenados e controle de pragas urbanas, com foco em qualidade,  inovações tecnológicas e sustentabilidade.

 

Nossa Visão

Manter a liderança de mercado participando de novos negócios dentro e fora do país, buscando novas alternativas, integração e sinergias cumprindo seu papel sócio-ambiental.

Nossos Valores

  • - Ética e moral na condução das nossas atividades;
  • - Respeito com nossos compromissos;
  • - Reconhecimento e valorização de nossos colaboradores como fator essencial para o nosso sucesso;
  • - Busca pela excelência do desenvolvimento profissional;
  • - Valorização do clima organizacional;
  • - Respeito aos pilares da sustentabilidade.
  •  

SOBRE A DEGESCH


A origem da Degesch remonta o ano de 1817, quando o farmacêutico Carl Christian Freyberg iniciou a industrialização de produtos para controle de ratos e camundongos em Delitzsch, uma pequena cidade a oeste da Alemanha.

Três gerações depois, o Dr. Werner Freyberg, o bisneto do fundador, foi o primeiro a obter sucesso no desenvolvimento e lançamento de produtos baseados na liberação de gás fosfina.

Esta descoberta foi patenteada mundialmente, pois até então não existia método prático e efetivo no controle de pragas em produtos armazenados.

Derivado do nome da cidade e da família, a empresa ganhou o nome de Delicia Freyberg.

A história empresarial da Delicia Freyberg é marcada por uma série de crescimentos empresariais através de aquisições e fusões, que resultaram na constituição do grupo Detia-Degesch atual.

Apesar de possuir outras linhas de produtos que complementam o portifólio nos países onde está estabelecido, o grupo Detia-Degesch é dedicado ao segmento de grãos armazenados, sendo líder mundial neste mercado.

O grupo hoje possui subsidiárias em seis países, e é constituído por aproximadamente 30 empresas em todo o mundo.